Modelo de Operação

  • Direcionamento Estratégico para Evolução do Modelo de Operação

     

    Definição de direcionadores para garantir que as Iniciativas de Evolução do Modelo de Operação estejam alinhadas às estratégias da empresa, e definição de indicadores a serem utilizados como instrumento no gerenciamento dos Processos do Negócio.

    Para isto, é fundamental a utilização de uma metodologia que ofereça instrumentos para estimular a reflexão sobre o valor e resultados gerados pelos Processos do Negócio, e demais dimensões do Modelo de Operação (Modelo Organizacional, Cultura, Tecnologia da Informação e Sistemas de Gerenciamento).

    O alinhamento do Modelo de Operação às estratégias da empresa tem como propósito principal viabilizar a entrega efetiva da Proposição de Valor almejada pela Organização, e conseqüente ocupação e preservação de uma posição competitiva distinta e significativa junto aos seus clientes e ao mercado.

    A dimensão Processos do Negócio é a base integradora das demais dimensões, uma vez que a mesma permite configurar como a empresa irá executar as diferentes atividades necessárias para a geração de valor aos clientes.

  • Caracterização da Cadeia de Valores

     

    O Serviço de Caracterização da Cadeia de Valores oferecido pela NEXON apresenta como um dos grandes diferenciais a aplicação do conceito de Ciclo de Vida dos Produtos e Recursos para a identificação dos Processos do Negócio e definição da Cadeia de Valores.

    Em decorrência da aplicação do conceito de Ciclo de Vida dos Produtos e Recursos, a decomposição dos Processos do Negócio em Atividades ocorre de forma balanceada e uniforme, oferecendo a possibilidade de uma evolução gradativa do Modelo de Operação para atender o direcionamento estratégico estabelecido pela empresa.

  • Caracterização dos Processos do Negócio

     

    O Serviço de Caracterização dos Processos do Negócio oferecido pela NEXON se propõe a apoiar a empresa na definição da Missão de cada um dos Processos do Negócio, descrevendo com clareza os objetivos a serem alcançados pelo processo, de acordo com os direcionamentos estabelecidos; os eventos que incidem sobre ele e os resultados esperados, para que se cumpra a missão designada; e então decompô-lo em Subprocessos responsáveis pelas etapas do seu ciclo de vida.

  • Diagnóstico dos Processos do Negócio

     

    A necessidade imperativa de compreensão dos Processos do Negócio de uma Organização é decorrente das transformações que estão ocorrendo no ambiente de negócios, exigindo que ele seja mais aberto, competitivo e dinâmico. Neste cenário a concorrência é ampliada para nível mundial, exigindo que as empresas avaliem continuamente os seus Modelos de Operação, de forma a disponibilizar Produtos e/ou Serviços que ofereçam uma Proposição de Valor Singular aos seus clientes.

    O Diagnóstico dos Processos do Negócio propicia entre outras coisas:

    • A identificação de mudanças necessárias para que as fontes de vantagem competitiva da organização sejam efetivamente exploradas;
    • Adequação dos Processos do Negócio as mudanças do mercado e ações dos concorrentes;
    • Alinhamento dos Processos do Negócio as Estratégias e Metas estabelecidas;
    • Implementação da Gestão por Processo, viabilizada pela evolução do desempenho dos processos, com ganhos em integração, qualidade, produtividade, custos e flexibilidade.

    O Serviço de Diagnóstico dos Processos do Negócio oferecido pela NEXON utiliza um conjunto de técnicas: Análise de Sintomas para Otimização, Análise de Elos de Informação, Análise de Condutores de Custo e Análise de Sistemas de Informação, para facilitar a identificação de requisitos para a evolução do Modelo de Operação de acordo com o direcionamento estratégico definido.

    Para atender aos requisitos são definidas ações a serem implementadas nas diferentes dimensões que compõem o Modelo de Operação, as quais são consolidadas em um Plano de Implementação, a ser acompanhado durante toda a sua execução, com o objetivo final de garantir a concretização do modelo concebido e o seu alinhamento à Proposição de Valor e Estratégias de Negócio.

  •  
    • civibus sed
    • detracto antiopam
    • Habeo posse denique
    • Iracundia adversarium
    • audiam oblique senserit